sexta-feira, 4 de julho de 2008

A PANE NO SISTEMA. *

* (texto escrito no dia que não consegui acessar a Internet para publicá-lo no blog!)

APAGÃO e PANE. Foi dessa forma que os meios de comunicação definiram o problema no sistema de transmissão de dados da Telefônica, que deixou metade dos clientes sem conexão e causou transtornos e prejuízos, prejudicando lan houses, residências, órgãos públicos e grandes empresas da maior cidade do país, nesta quinta-feira, dia três de julho.
As delegacias da capital paulista pararam – e não foi por falta de ocorrências, infelizmente. A queda do sistema impediu os delegados de registrarem os boletins de ocorrência. Sendo assim, quem ia até o DP era aconselhado a voltar depois; já nos casos de flagrante, a espera foi necessária (no caso, espera por tempo indeterminado).
Os postos de atendimento do Poupatempo também foram prejudicados. Quem pretendia ou precisava usar os serviços oferecidos, como renovar ou tirar documentos, não foi atendido.
Nas lotéricas não foi possível apostar na sorte e nem efetuar pagamentos; nas residências, quem usa o serviço de Internet da Telefônica também não obteve sucesso ao tentar acessar a rede.
O problema começou, segundo a própria empresa, na tarde do dia anterior (na quarta-feira). Enquanto o problema persistia, não se sabia exatamente os motivos da pane e nem o tempo necessário para tudo voltar ao normal.
Milhares de pessoas entraram em contato com o Procon e, sendo assim, a Telefônica foi notificada e deve informar, em um prazo de vinte e quatro horas, quantos clientes foram afetados e quais os motivos da pane. Deve também apresentar uma proposta de como ressarcir o consumidor pelo horário em que ele não pôde usar a internet.
Em nota à imprensa, divulgada à tarde, a Telefônica disse que iria descobrir as causas do problema e solucioná-lo até o final da noite.
E assim foi. A empresa informou que o sistema foi restabelecido, ou melhor, que oitenta por cento da rede tinha sido restabelecida às oito e meia da noite.
Explicações? Segue um trecho da nota enviada à imprensa: "Trata-se de um evento técnico complexo e raro, que vem exigindo o trabalho ininterrupto de toda a equipe de técnicos e engenheiros da operadora, além de especialistas internacionais vinculados aos fabricantes dos equipamentos."
Bom, foram aproximadamente vinte e quatro horas sem acesso à internet.
Num passado não muito distante, a hoje popular Internet era algo quase desconhecido da população, não fazia falta e ainda estava engatinhando no mercado, para muitos parecia algo extremamente futurista. Pois é, o futuro chegou rapidamente, e hoje a Internet já faz parte da vida das pessoas, direta ou indiretamente, e as torna dependentes.
Tanto faz parte da rotina que um dia, ou mesmo algumas horas, sem acesso à rede, podem causar todos esses prejuízos e transtornos.
Foi o dia do apagão, o dia que a Internet parou em São Paulo!

3 comentários:

Unknown disse...

Nem me fale. Eu também passei aperto ontem e hoje. Para você ver como a internet está "conectada" a nossa vida de maneira tão intensa. Bom vou adicionar seu blog na lista de favoritos do site. Beijos,
Guilherme Freitas

Jornalista Ruither Ferrão disse...

Pois é Natália, somos agora extremamente dependentes da Internet. Sem ela a terra pára! E olha que Raul Seixas, mesmo sem ao menos sonhar com essa tecnologia, nos fez imaginar como seria o mundo se tudo parasse um dia. Um caus generalizado! Parabéns pelo ótimo texto!

Natália Geraldi disse...

Pois é Guilherme, somos extremamente dependentes da internet, e são nessas horas que nos damos conta disso!
Obrigada, um beijo.

Obrigada pelo elogio e pelo comentario Ruither!
Aliás, prazer, afinal agora somos parceiros no Blog da Comunicação.