“...andam de mãos dadas desde que o mundo é mundo.” É assim que foi descrito o 39º Festival de Inverno de Campos de Jordão no site oficial do evento, que começou hoje com a abertura da Orquestra Sinfônica de São Paulo.
Considerado o maior evento de música clássica da América Latina, este ano o Festival de Inverno terá, durante vinte e três dias, cinqüenta espetáculos, sendo vinte e quatro concertos gratuitos.
A literatura também faz parte do tema e vai estar presente nas obras musicais que foram inspiradas em textos de Shakespeare, Dante, Voltaire, Cervantes, José de Alencar, Nietzsche, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.
A cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, a 167 quilômetros de São Paulo, é famosa pelo clima frio e atrai muitos turistas durante a estação. Turistas que já conhecem o tradicional Festival de Inverno e prestigiam as apresentações que acontecem, gratuitamente, na Praça do Capivari.
O Festival Internacional é um atrativo também para os estudantes de música e os artistas de toda a América Latina, que se encontram em Campos do Jordão durante o mês de julho e observam as apresentações com olhares técnicos e profissionais.
Enquanto isso, no litoral fluminense...
....acontece a Festa Literária Internacional de Paraty , a FLIP, entre os dias dois e seis de julho. Esta é a sexta edição do evento, que reúne autores e grandes nomes da literatura de todo o mundo e já é reconhecida internacionalmente.
Assim como o Festival de Inverno, a FLIP acontece em uma cidade que também é muito conhecida e procurada pelos turistas, a diferença do clima é grande, já que Paraty fica no litoral do Rio de Janeiro, mas ambas são aconchegantes, com arquiteturas belíssimas e cheias de histórias.
A FLIP homenageia, a cada ano, um escritor brasileiro e, este ano é a vez de Machado de Assis. Aliás, 2008 é o ano do centenário do autor, que também será lembrado em Campos do Jordão com a Orquestra Acadêmica, que vai estrear Capitu, inspirada no romance Dom Casmurro.
A música também está presente na Festa Literária de Paraty. No caso, é a vez da música brasileira, com a presença de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, entre outros.
Os jovens e as crianças não foram esquecidos, e na festa há atrações para eles, como oficinas para os aspirantes a escritor e palestras.
Pode ser em uma cidade litorânea ou serrana, a cultura está presente nos eventos que acontecem quase simultaneamente em duas cidades charmosas, aconchegantes, agradáveis e com lindas paisagens.
E, de fato, podemos observar que a literatura e a música andam juntas e se complementam.
*Saiba mais sobre o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão no site do evento: www.festivalcamposdojordao.org.br
* Outras informações sobre a Festa Literária Internacional de Paraty podem ser encontradas no site: www.flip.org.br
2 comentários:
Parabéns pelo blog!
E seja bem-vinda ao mundo dos blogueiros!!!
Grande beijo,
Celso CArdoso
Muito obrigada, Celso!
Sempre que puder faça uma visita ao blog. Estou escrevendo para um site também: www.blogdacomunicacao.com.br
Um beijo!
Postar um comentário