segunda-feira, 30 de junho de 2008

Restrições no trânsito de São Paulo.

Começaram a valer hoje as novas medidas de restrição à circulação de caminhões na cidade de São Paulo. E como já era de se esperar, começou com confusão e protestos da categoria, que parou o trânsito da capital.
Cerca de trinta caminhões iniciaram uma manifestação e ocuparam uma pista da Marginal do Pinheiros, por volta da uma e meia da tarde de hoje. E as conseqüências foram mais complicações e reflexos no trânsito da cidade durante todo o dia. O número de manifestantes aumentou, chegando a sessenta veículos, e eles seguiram pelas marginais de São Paulo, concentrando-se, às cinco horas da tarde, na pista de acesso ao Anhembi.
As novas medidas foram tomadas para tentar controlar, ou minimizar, o caos do trânsito em São Paulo, e anunciadas na última sexta-feira pelo prefeito Gilberto Kassab e pelo secretário geral de Transportes, Alexandre de Moraes.
Sendo assim, a partir de hoje, caminhões de médio e grande porte estão proibidos de transitar entre às cinco horas da manhã e às nove horas da noite, de segunda a sexta-feira, e das dez da manhã às duas da tarde aos sábados. Os caminhões de pequeno porte entram em um novo sistema de rodízio de placas, ou seja, os de placa par só circulam nos dias pares, e vice-versa. Além de seguir as regras do já conhecido rodízio de veículos.
Essas restrições são adotadas em uma área de cem quilômetros quadrados no centro expandido, a chamada Zona Máxima de Restrição de Circulação.
A fiscalização fica por conta da CET, que organizou um esquema para evitar que os motoristas tentem driblar e fugir das novas regras.
A regra tem exceções. Alguns veículos como os caminhões que prestam serviços de urgência, os de socorro mecânico de emergência, cobertura jornalística, correios, entre outros não estão sujeitos às penalidades.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, estima uma melhora entre catorze e dezessete por cento no fluxo do trânsito, o que representa oitenta e cinco mil caminhões a menos nas ruas da capital. Número significativo para uma cidade que já registrou o recorde de 266 km de congestionamento.
Vale lembrar que a medida tem o objetivo de restringir a circulação dos caminhões em alguns horários e em algumas áreas de São Paulo, que já é uma cidade caracterizada e conhecida pelas filas imensas de congestionamento, pelos acidentes de trânsito e pelas ruas que já não suportam mais a frota de seis milhões de veículos.

Nenhum comentário: