Sabe aquelas ligações chatas, cujo objetivo é vender algum produto que na maioria das vezes você não quer. E o pior, quando você atende e escuta do outro lado da linha uma pessoa que foi treinada para falar como se fosse uma máquina e que insiste em contrariar a gramática, usando todas as formas possíveis e erradas do gerúndio.
Pois é, agora você já pode “estar cancelando” esses telefonemas incômodos e indesejados.
Começou a valer na última quarta-feira o bloqueio de ligações de empresas de telemarketing. O consumidor precisa apenas cadastrar o número do telefone no site do Procon. Celular ou fixo, quantos números a pessoa quiser.
Isso mesmo, simples assim.
Por enquanto a medida foi adotada somente no estado de São Paulo. E pelo jeito os paulistas realmente estão cansados de “estar atendendo” a tantos telefonemas. Em menos de uma semana, já foram feitos cerca de setenta mil cadastros.
O bloqueio passa a funcionar trinta dias após o cadastro. E a empresa que desrespeitar a lei será multada.
Segundo o Procon, a legislação fortalece o poder de escolha do consumidor. Quem gosta de receber as ligações de empresas de telemarketing, ótimo, vai continuar recebendo; mas quem não quer ser perturbado tem agora o direito de escolha.
O jeito agora é ver se as empresas vão mesmo respeitar esse decreto estadual.
E viva o cadastro “antitelemarketing”!
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